A era dos extremos

O século XX é o século das mudanças. Ao usar o termo "o breve século XX" em diversas partes do seu livro, o famoso "A era dos extremos", Eric Hobsbawm nos mostra em sua obra um período veloz e caótico de rupturas e renascimentos. Com a visão de um historiador experiente e que teve a oportunidade de presenciar os acontecimentos históricos discutidos em seu livro, Hobsbawm narra os grandes acontecimentos, como: As guerras "quentes", a Primeira (1914) e a Segunda (1939) grande guerra, e a guerra "fria"; a queda do comunismo e do muro de Berlim e as consequências desses acontecimentos. 



Esse livro divide o século XX em três "eras". A primeira é a da guerra e da catástrofe, essa era é caracterizada pelas duas grandes guerras, pela crise econômica de 1929, pelo surgimento do comunismo como alternativa para o sistema capitalista e a expansão do fascismo e regimes autoritários. Já a segunda era tem o caráter oposto, sendo conhecida como "os anos dourados" das décadas de 1950 e 1960. A terceira era é a "era dos desmoronamento" que começa em 1970 e termina com a queda da União Soviética, é uma era confusa em que só existe uma grande potência verdadeira, os EUA. Sobre o inicio de uma nova era, Hobsbawm escreve: "Não há como duvidar seriamente de que em fins da década de 1980 e início da década de 1990 uma era se encerrou e outra nova começou” (p. 15).

Para o autor, as duas grandes guerras são o ponto chave desse século sangrento por gerarem o cenário geopolítico da época. Já que com as guerras podemos explicar a ascensão nazista, a guerra fria, como os EUA se consolidaram como a única potência verdadeira em um cenário de antigas potencias europeias em ruinas e o declínio das antigas reuniões entre potencias que decidiam tudo.

É impossível fazer uma boa resenha ou resumo de um livro tão rico como esse. Todas as informações colocadas nesse post são superficiais e introdutórias. Hobsbawm é um gênio que consegue fazer você sentir várias coisas, desde terror e pena até indignação e raiva. Esse livro é uma leitura obrigatória para todos que se interessam em saber como nós chegamos na nossa situação geopolítica atual.


Referecia:

HOBSBAWN, Eric. Rumo ao milênio In: Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

André Lemos e a cibercultura

Apresentação

Feminismo Negro e a Interseccionalidade de Gênero, Raça e Classe