E se substituíssemos políticos por pessoas escolhidas aleatoriamente?
Imagine a seguinte situação: Os governantes passam a ser escolhidos por sorteio. Não existe mais o processo eleitoral por meio do voto, a escolha passa a ser aleatória. Apesar de parecer maluca, essa é uma hipótese exposta pelo autor e ativista Brett Hennig.
De forma provocadora e irreverente, Henning expõe o fato da nossa democracia ser falha. Ao apresentar essa alternativa de escolha aleatória, que tem raízes na Atenas antiga, ele tem como objetivo a criação de um governo das massas. A maior vantagem que esse sistema pode proporcionar parece ser o fim da política como profissão.
Ao escolher de forma aleatória, a predominância esmagadora de homens cis brancos em cargos políticos seria posta em xeque. Dados de pesquisas do STF apresentados em uma reportagem do G1 apontam que, a partir de 2019, 71% da composição da Câmara é formada por brancos, contra somente 24,4% sendo ocupadas por negros (pretos e pardos). Isso só demonstra como o cenário político brasileiro não é um amostra real da sociedade. Já que, como também exposto pela reportagem, 55,9% dos brasileiros são negros, sendo que 47,1% se identificam como pardos e 8,8% como pretos, segundo dados do 2º trimestre deste ano da Pnad Contínua, do IBGE.
Eu não tive a oportunidade de ler o livro de Brett Hernning, somente vi o seu vídeo falando sobre - disponível aqui. Apesar de ter bons argumentos em seu vídeo e eu concordar que a composição dos nossos governantes precisa mudar, a alternativa dada por ele parece rasa, utópica e inaplicável. Talvez eu mude de ideia ao ler o seu livro e o ver argumentando de forma mais profunda, mas por enquanto considero esse assunto interessante somente para discussão teórica, não vejo como viável a aplicação desse sistema.
Referencia
PERFIL MÉDIO DO DEPUTADO FEDERAL ELEITO É HOMEM, BRANCO, CASADO E COM ENSINO SUPERIOR. G1, 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/eleicao-em-numeros/noticia/2018/10/21/perfil-medio-do-deputado-federal-eleito-e-homem-branco-casado-e-com-ensino-superior.ghtml. Acesso em: 23/07/2021.
Natália: Hennig participa de uma associação/movimento que defende essas ideias, a Sortition Foundation . Quando tiver tempo, e mais curiosidade, dá uma olhada em: https://www.facebook.com/SortitionFoundation/ ou https://www.sortitionfoundation.org/. 1 abraço.
ResponderExcluir