A busca por segurança

O que é comunidade? Essa é uma pergunta um pouco tendenciosa. Comunidade é como um sentimento, é difícil descrevê-la, é mais fácil senti-la. Essa palavra invoca inconsistente um sentimento bom de abrigo e segurança, nos deixa com uma sensação gostosa de pertencimento, de lar. Porém, ao refletir mais seriamente sobre o que realmente é uma comunidade, percebemos que nossos conceitos sobre ela são otimistas demais e utópicos demais. Apesar disso, essa não é uma razão boa o suficiente para nos fazer desistir da busca pela segurança que a comunidade supostamente nos trará e, mesmo se fosse uma boa razão, nós nunca iriamos desistir desse sonho.



É isso que Zygmunt Bauman, um dos maiores nomes da sociologia, explica em seu livro "Comunidade. A busca por segurança no mundo atual". Em sua obra, Bauman diz como o fato dessa comunidade utópica ser completamente inviabilizada pela realidade de uma sociedade violenta e egoísta atual não faz com que nossa fé e desejo pela comunidade diminuam, ocorre justamente o contrário.

"Não é só a “dura realidade”, a realidade declaradamente “não comunitária” ou até mesmo hostil à comunidade, que difere daquela comunidade imaginária que produz uma “sensação de aconchego”. Essa diferença apenas estimula a nossa imaginação a andar mais rápido e torna a comunidade imaginada ainda mais atraente. A comunidade imaginada (postulada, sonhada) se alimenta dessa diferença e nela viceja." (BAUMAN, 2000, p. 9)

Bauman ainda prossegue nos mostrando que até a comunidade idealizada e perfeita teria um preço, a liberdade. E, apesar de sabermos que é impossível demais e se tornaria caro demais, nós ainda sonhamos com a nossa comunidade e eu nem preciso explicar o porquê. 

Na noite de quarta-feira (24) uma mulher trans teve 40% do seu corpo queimado no Cais de Santa Rita, no Centro do Recife, por simplesmente existir. Se a comunidade existisse, esse acontecimento seria impossível porque ela protege, ama e respeita. Mas, infelizmente, a comunidade é formada por seres humanos.


Referencia: 

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade:  a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

MULHER TRANS É ALVO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO E TEM 40% DO CORPO QUEIMADO; ADOLESCENTE É APREENDIDO POR ATEAR FOGO NELA. G1, 2021.  Disponível em: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/06/25/mulher-trans-e-alvo-de-tentativa-de-homicidio-e-tem-queimaduras-em-40percent-do-corpo-adolescente-e-apreendido-por-atear-fogo-nela.ghtml. Acesso em: 27/06/2021.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

André Lemos e a cibercultura

Apresentação

Feminismo Negro e a Interseccionalidade de Gênero, Raça e Classe