Postagens

Mostrando postagens de junho, 2021

A busca por segurança

Imagem
O que é comunidade? Essa é uma pergunta um pouco tendenciosa. Comunidade é como um sentimento, é difícil descrevê-la, é mais fácil senti-la. Essa palavra invoca inconsistente um sentimento bom de abrigo e segurança, nos deixa com uma sensação gostosa de pertencimento, de lar. Porém, ao refletir mais seriamente sobre o que realmente é uma comunidade, percebemos que nossos conceitos sobre ela são otimistas demais e utópicos demais. Apesar disso, essa não é uma razão boa o suficiente para nos fazer desistir da busca pela segurança que a comunidade supostamente nos trará e, mesmo se fosse uma boa razão, nós nunca iriamos desistir desse sonho. É isso que Zygmunt Bauman, um dos maiores nomes da sociologia, explica em seu livro " Comunidade. A busca por segurança no mundo atual". Em sua obra, Bauman diz como o fato dessa comunidade utópica ser completamente inviabilizada pela realidade de uma sociedade violenta e egoísta atual não faz com que nossa fé e desejo pela comunidade diminu

A era dos extremos

Imagem
O século XX é o século das mudanças. Ao usar o termo "o breve século XX" em diversas partes do seu livro, o famoso "A era dos extremos",  Eric Hobsbawm nos mostra em sua obra um período veloz e caótico de rupturas e renascimentos. Com a visão de um historiador experiente e que teve a oportunidade de presenciar os acontecimentos históricos discutidos em seu livro,  Hobsbawm narra os grandes acontecimentos, como: As guerras "quentes", a Primeira (1914) e a Segunda (1939) grande guerra, e a guerra "fria"; a queda do comunismo e do muro de Berlim e as consequências desses acontecimentos.  Esse livro divide o século XX em três "eras". A primeira é a da guerra e da catástrofe, essa era é caracterizada pelas duas grandes guerras, pela crise econômica de 1929, pelo surgimento do comunismo como alternativa para o sistema capitalista e a expansão do fascismo e regimes autoritários. Já a segunda era tem o caráter oposto, sendo conhecida como "

Apresentação

Imagem
  Meu nome é Natália Souza Lima, como o próprio nome levemente narcisista do blog deve sugerir, e sou uma caloura da UFSB no curso de BI em humanidades.  Esse é meu primeiro blog e ainda não sei o que fazer ou falar. Como deveria me referir a vocês? Leitores? Acompanhantes da minha jornada acadêmica? Porque definitivamente é uma jornada. Difícil e desafiadora na mesma proporção que é gratificante e importante. Confesso que quando o professor propôs o uso do blog como ferramenta acadêmica, eu não estava empolgada. Mas agora eu entendo o que ele quis dizer e estou empolgada com a ideia de um "diário de borbo" para registrar minha vida acadêmica. Enfim, irei tentar atualizar esse blog sempre que estudar algo interessante. Até a próxima!